Um olhar peculiar sobre os humanos: Woody Allen coloca seu talento a serviço da reflexão

Cinema na Madrugada Outros

Neste sábado (13) a Band exibe no CINEMA NA MADRUGADA I, à 01h05, a produção de Woody Allen “Crimes e Pecados”.

O título do filme é uma referência ao clássico da literatura russa, “Crime e Castigo”. A narrativa reflete sobre a alma humana, em diálogos elaborados, bem no estilo de Allen.

O ator, cineasta, roteirista, escritor e músico Woody Allen é um dos principais nomes do cinema norte-americano. Ele começou sua carreira escrevendo textos de comédia nos anos 50. Na década seguinte começou a dirigir filmes. Os primeiros longas-metragens que se tornaram famosos foram as comédias leves “Tudo o que Você queria Saber Sobre Sexo e Tinha Medo de Perguntar” e “O Dorminhoco”.

Sua consagração veio em 1977 quando dirigiu “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa”, comédia dramática que conquistou diversas estatuetas do Oscar.

Nos anos 80 o brilhante cineasta explora seus temas favoritos como a cidade de Nova Iorque, religião judaica, psicanálise e a burguesia intelectual americana; dirigindo os filmes “A outra”, “Setembro” e “Simplesmente Alice”. Está também é uma fase em que Woody Allen trabalha muito com a atriz Mia Farrow.

Na década de 90, Woody Allen se destaca por “Poderosa Afrodite” e “Todos Dizem Eu Te Amo” marcando uma era de pequenas incisões no gênero cômico-musical. A partir dos anos 2000, suas comédias populares trazem atores desacostumados com os gêneros o que causa um resultado diferente de tudo. Exemplos disto são os filmes “Escorpião de Jade” e “Igual a Tudo na Vida”, que marcam uma fase de menor apreciação crítica.

2005 tornou-se uma época marcada pelo início de sua viagem à Europa para filmar na Inglaterra (“Ponto Final – Match Point”, “O Sonho de Cassandra”), na Espanha (“Vicky Cristina Barcelona”), na França (“Meia Noite em Paris”) e Itália (“Para Roma Com Amor”).

Estes últimos filmes consolidaram o reconhecimento do diretor na Europa.

O elenco do cartaz da Band está afiadíssimo em cena, com destaque para Landau, cuja atuação teve indicação ao Oscar de melhor ator coadjuvante e Mia Farrow, sempre brilhante nas mãos de Allen. Por esse filme Woody foi indicado ao Oscar de melhor diretor e melhor roteiro original.

“Crimes e Pecados” é o cartaz do CINEMA DA MADRUGADA I deste sábado (13), à 01h05. Confira a sinopse.

CRIMES E PECADOS

(Crimes and Misdemeanors)

Drama, 1989, EUA, 101’, livre. Direção: Woody Allen. Elenco: Martin Landau, Woody Allen, Anjelica Huston, Mia Farrow, Claire Bloom, Alan Alda, Martin S. Bergmann, Jerry Orbach, Caroline Aaron, Jenny Nichols, Joanna Gleason, Sam Waterson, Stephanie Roth, Gregg Edelman, Zina Jasper, Bill Bernstein, Dolores Sutton, George C. Manos.

Judah Rosenthal, oftalmologista bem-sucedido vê seu casamento e carreira em crise devido às ameaças que tem recebido. Se ele não abandonar a esposa, a amante promete contar tudo sobre o caso entre eles. Cliff Stern esta filmando uma biografia do seu detestado cunhado Lester, um famoso produtor de TV. Ele se apaixona por outra mulher e decide se separar, porém, a sua nova paixão prefere outro homem. As trajetórias de Judah e Cliff se cruzam numa festa e eles conversam sobre os crimes e pecados na vida real.

Horário de Brasília

Deixe o seu comentário

Veja aqui a programao da TV