De ator para diretor: John Wayne atrás das câmeras para contar um momento histórico

Cinema na Madrugada Outros

O CINEMA NA MADRUGADA traz esse sábado (25), à 01h00, “O Álamo”, um filme dirigido e estrelado por John Wayne, que conta um momento caro aos americanos,  quando um grupo de homens decidiu defender o forte Álamo a qualquer custo.

 

John Wayne foi o astro preferido do público nos EUA e no mundo durante anos. Ele foi considerado o 16º ator mais importante da história do cinema, de acordo com a revista Empire e tem seu espaço na Calçada da Fama, em Hollywood.

 

O ator americano ganhou destaque em sua carreira em 1930, quando tinha 23 anos, no filme “A Grande Jornada”, faroeste dirigido por Roul Walsh. Trabalhando com John Ford, o ator se consagrou no papel de Ringo Kid em “No Tempo das Diligências”, filme de referencia para as características do faroeste norte-americano. A parceria entre John Wayne e John Ford continuou ao longo dos anos e rendeu vinte e duas produções.  Wayne fez parceria com outros grandes diretores, como Howard Hawks e Henry Hathaway.

 

Dono do recorde de ator que mais realizou papéis importantes, ele também levou o Oscar de melhor ator com a produção “Bravura Indômita”. Na direção teve duas experiências: o cartaz da Band e “Boinas Verdes”.

 

Quando dirigia “O Álamo”, o ator recebeu a visita de Ford no set, que sentou na cadeira do diretor e sentenciou: John Wayne estava fazendo tudo  errado. O astro nem piscou. Ele respeitava seu diretor, mas queria fazer o seu filme. E seguiu em frente.

 

O elenco conta ainda com Richard Widmark, Laurence Harvey, Frankie Avalon, Patrick Wayne, Linda Cristal e outras estrelas.

 

“O Álamo” é o cartaz do CINEMA DA MADRUGADA deste sábado(25), à 01h00. Confira a sinopse.

 

O ÁLAMO

(The Alamo)

Aventura, 1960, EUA, 162’, 12 anos. Direção: John Wayne. Elenco: John Wayne, Richard Widmark, Laurence Harvey, Frankie Avalon, Patrick Wayne, Linda Cristal, Joan O’Brien, Chill Wills, Joseph Calleia, Ken Curtis, Carlos Arruza, Jester Hairston, Veda Ann Borg, John Dierkes, Denver Pyle.

Em 1836, o general Santa Anna e o exército mexicano estão varrendo o estado do Texas. Para detê-los, General Som Houston precisa de tempo para criar uma resistência. Em busca desse tempo, ele ordena que o coronel William Travis defenda uma missão na rota dos mexicanos. A pequena tropa de Travis se torna maior quando recebem o reforço dos grupos que acompanham Jim Bowie e Davy Crockett. A situação fica desesperadora e Travis sugere recuar, mas 182 homens decidem ficar e fazer uma resistência heroica no forte Álamo.

Horário de Brasília

Deixe o seu comentário

Veja aqui a programao da TV